fbpx

5 Dicas De Administração Financeira Pessoal

Gelson Santos - AGS Contabilidade
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Segundo o Serasa, mais de 40% dos adultos brasileiros estão inadimplentes. Esse número equivale a 63 milhões de pessoas e aumentou 3,2% em relação ao ano passado, ou seja, mais de 2 milhões de pessoas entre 2018 e 2019 se tornaram em endividados.

São números assustadores e que poderiam ser evitados se o brasileiro levasse a sério sua administração financeira pessoal. Muitas pessoas gastam mais do que ganham e usam o cartão de crédito e empréstimos de forma desordenada, o que acaba se tornando em uma grande bola de neve no futuro.

Para se livrar das dívidas e começar a ter uma vida financeira tranquila, daremos neste post 5 dicas de administração financeira pessoal que irão te ajudar e muito a colocar as contas em dia e começar a ter mais dinheiro no bolso.

Não Gaste Mais Do Que Ganha

Isso deveria ser óbvio, mas infelizmente muita gente não segue essa regra e acabe entrando em dívidas gigantescas. Não existe mágica: se você ganha 5.000 reais, tire ao menos 30% desse valor para guardar ou investir e o restante use para pagamento de contas e comprar o necessário como alimentação.

Caso já esteja até o pescoço com contas e mais contas, o ideal é pagá-las todas ou negociar os valores com os bancos e cumprir mensalmente com o que foi acordado. Nesse ponto, será mais difícil guardar algum dinheiro, mas se possível, retire 10% do seu ordenado para que ajude até a quitar alguma dívida futuramente.

Mude Seus Hábitos De Consumo

5 Dicas De Administração Financeira Pessoal 1

Sabe aquela loja de marca que você sempre compra suas roupas? Então, abra mão por enquanto e dê a oportunidade para roupas de boa qualidade também, mas sem uma etiqueta chique. O preço geralmente é menor e você economiza com qualidade e bom gosto.

Essa dica vale para qualquer produto que possa ser substituído por algo mais barato, mas que também ofereça uma boa qualidade e estética. Outra dica é comprar em menos quantidade e esperar pagar uma compra por completo para só depois pensar em uma nova aquisição.

Cuidado Com O Cartão De Crédito

O cartão de crédito foi feito para parcelar compras de valor maior e principalmente ganhar tempo até ter o dinheiro necessário para quitar ou pagar parte do valor do produto.

O problema é quando usamos até o valor do limite e não observamos que nossos ganhos não acompanharam essa conta. A dica é sempre pagar o cartão de crédito integralmente e evitar ao máximo de usar o parcelado ou pagar apenas o mínimo, por que isso sim pode gerar um grande rombo no orçamento.

Tenha Uma Planilha Financeira Pessoal

Mesmo se você não for expert em finanças e muito menos em Excel, faça até mesmo no Word ou num caderno uma planilha financeira pessoal, marcando seu salário mensal e todas suas contas e até mesmo o que deseja comprar, planejando quando deverá guardar para obter isso.

A Planilha ajuda a ver visualmente o tamanho dos seus gastos e os custos de cada coisa, auxiliando a economizar e a equiparar seus ganhos com seus gastos de maneira consciente, e assim aos poucos você consegue ajustar suas contas.

Faça Curso De Administração Financeira Na Fbv Cursos!

5 Dicas De Administração Financeira Pessoal 2

Se seus gastos e dívidas estão te deixando de cabelo em pé, é a hora de aprender mais sobre débitos e créditos, conceito do ponto de equilíbrio e planejador de finanças e no Curso gratuito online Administração Financeira da FBV Cursos, você aprende tudo isso e terá uma noção exata de como cuidar melhor do seu dinheiro. Acesse e matricule-se já!

Conheça e matricule-se na FBV Cursos agora! Clique aqui e invista em sua qualificação profissional!

Leia mais conteúdos relacionados