fbpx

Controle Financeiro Mensal: Como se Organizar com o Pagamento de Empréstimos

Gelson Santos - AGS Contabilidade
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Fazer um bom controle financeiro mensal é muito importante, seja qual for o contexto. De fato, trata-se de uma forma de não exceder limites tanto em casos de empréstimo pessoal, quanto nos casos de empréstimos para empresas.

No entanto, muitas pessoas ainda têm dificuldades de manter as contas organizadas e dentro do orçamento. Isso porque ainda restam muitas dúvidas de como o controle financeiro mensal pode ser feito.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, explicamos no que consiste esse controle e apresentamos algumas formas de pô-lo em prática. Para saber mais, basta prosseguir na leitura!

AFINAL, O QUE É O CONTROLE FINANCEIRO MENSAL?

 

Em linhas gerais, podemos definir esse controle como um conjunto de métodos com vistas à organização das despesas, tanto as fixas quanto as demais.

Só para exemplificar, temos entre tais métodos a utilização de planilhas de controle financeiro mensal.

Dessa forma, pode-se ter uma ideia do que se gasta em relação ao que se tem como renda todos os meses.

A importância do controle financeiro mensal reside justamente no fato de muitas pessoas não saberem como acompanhar o dinheiro em vista das despesas.

Ademais, esse descuido pode ter implicações sérias, haja vista que as dívidas podem chegar a valores muito acima da capacidade de pagamento.

Uma circunstância em que isso pode ocorrer é no caso dos contratos de empréstimos e faturas de cartão. Isso porque, nesses casos, os juros podem se acumular rapidamente, gerando uma dívida impagável.

Contudo, é preciso se ter me mente que ter uma vida financeira saudável é somente uma questão de mudança de hábitos.

A seguir, oferecemos algumas dicas de como se pode por em prática um bom controle financeiro mensal.

DICAS PARA TER UM BOM CONTROLE DE FINANÇAS MENSAL

Calcular a renda

Antes de qualquer coisa, é muito importante que se tenha em vista a renda que se recebe todos os meses.

Mas o que é essa renda? Pode-se calculá-la levando em consideração o valor líquido do salário e os descontos obtidos em despesas fixas. Valores médios advindos de atividades extras também devem ser adicionados ao cálculo.

Assim, é a partir do conhecimento dessa quantia que se pode fazer o controle de finanças mensal.

Pagando as dívidas

Outro fator que traduz a importância do controle financeiro mensal é o fato de ele permitir o pagamento de dívidas.

Isso porque o planejamento antecipado de gastos permite que se consiga um valor fixo para pagamento de prestações.

Ademais, quitar eventuais empréstimos e financiamentos é fundamental para que se possa ter um orçamento maior. Por isso, é também um fator que pode contribuir com o aumento do poder de consumo.

Controle financeiro mensal com o Excel

Essa é uma excelente ferramenta para tornar mais visível o fluxo da renda, de forma identificar atitudes que põem a vida financeira em risco.

Com uma planilha de controle financeiro mensal, pode-se observar com mais clareza o impacto dos custos variáveis e fixos sobre a renda.

Além do que, o fato de o Excel ser um software completo possibilita um controle facilitado, com cálculos automatizados. Assim, é possível evitar erros.

Mudando hábitos

Adotando métodos como as planilhas de gastos, pode-se ter um controle financeiro mensal efetivo. De fato, o acompanhamento torna possível a identificação de gastos supérfluos, que poderiam ser evitados.

MAIS SEGURANÇA E PODER DE CONSUMO

À vista do que foi considerado, podemos concluir que ter uma vida financeira mais previsível e com mais poder de consumo é possível a todos.

Para isso, basta que se tenha um maior controle financeiro mensal, adotando algumas medidas simples. Com esse controle, pode-se ainda ter uma reserva para eventuais situações emergenciais, garantindo uma maior segurança.

E você, tem alguma dica importante de como se pode fazer um bom controle da vida financeira mês a mês? Compartilhe com a gente!

Leia mais conteúdos relacionados